segunda-feira, 22 de março de 2010

Da ideia à ação

O filme Olhos Azuis, de José Joffily, nasceu de um depoimento. Um amigo de longa data do diretor foi interrogado no aeroporto de Nova Iorque e logo em seguida deportado. Como este amigo não tinha residência fixa no Brasil, Joffily o hospedou em sua casa. A convivência deles durou três meses e neste tempo o amigo lhe contou detalhadamente tudo o que passou no departamento de imigração americano. À experiência do amigo somaram-se relatos de outras pessoas, próximas ou nem tão próximas de Joffily e assim foi se construindo o argumento do filme.

O que se passa na sala de imigração no filme é mais ou menos factual graças a estes depoimentos que foram definitivos para a realização do filme. Histórias como a do amigo de Joffily, entretanto, não são muito raras e talvez seja este o motivo de filmes sobre este tema transmitirem quase sempre a sensação de desfecho previsível. Em Olhos Azuis, todavia, se constrói uma história de suspense, explorando não apenas a riqueza do tema, cujo problema é latente e real, mas também o comportamento dos personagens e as tomadas de decisão deles sob pressão.

Afim de levar o filme para além das telas, ampliando o espaço de catarse que a arte por si só inspira, abrimos aqui neste blog um espaço para a publicação de relatos de pessoas que, assim como os latinos do nosso filme e o amigo de José Joffily, já passaram por exeriências de persona non grata fora do seu país. Assim, convidamos a contar para nós suas histórias todos aqueles que já passaram por situações constrangedoras com o pessoal de imigração de outros países, ou conheçam outras histórias de preconceito e desrespeito ao próximo nas fronteiras.

Dê o seu depoimento! Escreva para coevosfilme@gmail.com contando o seu relato, a identificação é opicional. Obrigado.

Um comentário:

  1. Oi, adorei a entrevista é um ator que realmente escolheu a profissão para fazer história. É um filme que espero muito poder assistí-lo. Gostaria apenas de frizar que Cristina Lago também ganhou prêmio como melhor atríz. Um abraço e sucesso aos atores.

    ResponderExcluir

Comente! Queremos saber a sua opinião.