segunda-feira, 19 de abril de 2010

Jane Elliot e os "seus" Olhos Azuis


“A pedagoga americana, Jane Elliot, organizava uma oficina sui-generis A proposta era oferecer a possibilidade dos americanos conhecerem na prática as dores de pertencer a uma minoria. Os interessados, os “olhos azuis”, sentavam-se no chão, tendo em sua volta um semi-círculo formado por representantes de minorias, chamados de “olhos negros”. A pedagoga estimulava o confronto, duvidando da verdade das respostas dos “olhos azuis” e promovendo o início um duelo, no qual ela sempre saia vencedora e os “olhos azuis” submetidos a sua lógica implacável. O documentário nos serviu de inspiração.” José Joffily.


Além do depoimento de seu amigo deportado pelo departamento de imigração americano, como vimos no post anterior, em trecho do Making Of, o trabalho da professora americana Jane Elliot também serviu de inspiração para o jogo travado entre os "olhos azuis" e os "olhos negro" a que Joffily deu vida em seu longa-metragem, que não por acaso, entitulou-se "Olhos Azuis".

O trabalho de Jane Elliot pode ser conferido no You Tube também:



Na descrição do vídeo acima, que é a primeira parte de onze disponíveis no You Tube, encontra-se o seguinte texto, que já dá uma dica do que foi a obra de Elliot:

Uma dinâmica de grupo (ou workshop) idealizada por Jane Elliot no fim dos anos 60, quando foi aplicada em forma de exercício na escola onde lecionava. Ganhou um prêmio Emmy. "Olhos Azuis" (Blue Eyed) mostra como o preconceito pode ser gerado, enraizado e multiplicado, numa pessoa ou grupo, até que se torne real, gerando discriminação, baixa auto-estima. Como uma pessoa (ou grupo) pode ser mantida num estado de inferioridade e desvantagem; com a sociedade construindo e perpetuando "ferramentas" para isso. Aqui, a discriminação baseada na cor dos olhos (azuis), espelha o que ocontece em nosso cotidiano. Na palestra, as pessoas com olhos azuis recebem os rótulos negativos usados contra mulheres, negros, homossexuais, deficientes, judeus... Blue Eyed é um documentário incrível, indispensável, impactante, forte. Que sirva de lição. "Se algum branco gostaria de receber o mesmo tratamento dados aos cidadãos negros em nossa sociedade, levante-se. (...) Ninguém se levantou. Isso deixa claro que vocês sabem o que está acontecendo. Vocês não querem isso para vocês. Quero saber por que, então, aceitam isso e permitem que aconteça com os outros." - Jane Elliot http://www.janeelliott.com/index.htm

Um comentário:

Comente! Queremos saber a sua opinião.