quarta-feira, 19 de maio de 2010

Crítica ao filme Olhos Azuis

Do blog: The Best, maio 2010.

O filme “Olhos Azuis” do diretor José Joffily estreiará, em circuito nacional, no dia 28/05 e nós estivemos na sessão de pré- estreia dele, que aconteceu no Rio de Janeiro. Tivemos a ilustre presença do diretor José Joffily falando rapidamente sobre o filme e suas expectativas.

O roteiro que ficou parado por 9 anos e somente se concretizou após ser aprovado pelo circuito Petrobrás e pela ANCINE, através do Prêmio de Qualidade (PAQ). O que mostra que um roteiro com um bom argumento é sempre bem atual e pode ser utilizado, com algumas modificações, a qualquer momento sem perder a fidelidade ao original.

A historia do filme baseia-se na vida de Marshall (David Rasche), que é o chefe do departamento de imigração do aeroporto JFK em Nova York. Ele está se aposentando e em seu último dia de serviço resolve se divertir complicando a vida de alguns latinos que desejam entrar nos EUA. Entre eles encontra-se Nonato (Irandhir Santos), dois poetas argentinos, uma bailarina cubana e um grupo de lutadores hondurenhos. Neste dia acontecimento irão mudar para sempre a vida do americano, que 2 anos depois vem ao Brasil procurar uma menina. É onde ele conhece Bia (Cristina Lago), uma jornada em busca de redenção se inicia.

O filme se passa em dois ambientes distintos, que ocorrem em momentos diferentes e que se entrelaçam em um momento chave. Ele baseia-se muito na característica americana de achar que todos os latinos que chagam ao país estão querendo sugar suas riquezas monetárias e tirar os empregos dos americanos.

Conta com interpretações impecáveis de Irandhir Santos e David Rasche que dividem com louvor, os protagonistas do filme. O filme ainda conta com Cristina Lago fazendo um papel importante e mostrando a beleza da mulher brasileira. Este ano temos vários filmes com participações de Irandhir Santos estreando e que devem estrear em breve, pois ele, além de fazer parte de Olhos Azuis, participa do elenco de “Quincas Berro D’Agua “e fará parte de “Tropa de Elite 2“
Para quem acha que assistirá um filme nacional e não necessitará ler legendas, se prepare pois ele conta com várias línguas (português, espanhol e inglês) e é quase totalmente legendado. Inclusive esse é um dos pontos altos do filme, que conta com atores “regionalizados”, ou seja os atores são dos países de seus personagens.
O filme me surpreendeu pela riqueza de detalhes que o diretor conseguiu transmitir ao público, pela fotografia encontrada no filme e pelo roteiro que é perfeito. O filme “Olhos Azuis” faz jus a todos os 6 prêmios que recebeu no Festival de Paulínia de 2009 ( Melhor filme, Melhor roteiro (Paulo Halm e Melanie Dimanta), Melhor montagem (Pedro Bronz), Melhor atriz (Cristina Lago) e Melhor ator coadjuvante (Irandhir Santos).

Você pode seguir pelo twitter: @olhosazuisfilm







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Queremos saber a sua opinião.